EDITORIAL

A responsabilidade de escrever o editorial de um blog é bastante grande. Quando fui informada que seria eu a escrevê-lo fiquei muito emocionada e entusiasmada com a notícia, pois são iniciativas como essa que fazem diferença. Gostaria de iniciar parabenizando e agradecendo essa equipe que trabalhou muito, fora de seu horário de trabalho no Várzea para que esse blog hoje existisse. Nesses últimos anos o NGA-63 do Carmo e sua equipe passaram por grandes mudanças, sua planta física foi toda reformada com projeto de arquitetura moderno e arrojado inclusive na decoração e mobiliário. A participação e o envolvimento de todos asseguram o sucesso na realização do nosso trabalho para que atinjamos as nossas metas e a certeza de que a cada dia nos empenhamos para o cumprimento de nossa missão. O importante é que todos juntos funcionários estaduais, federais e parceiros tenhamos consciência de como é fundamental o seu papel na execução das tarefas e devemos proporcionar a todos os usuários um atendimento dentro dos melhores que cada categoria pode oferecer, cordial, atencioso e humanizado.

Parabéns a toda equipe do “Várzea”.

Drª Justina Amélia Miguel

Diretora Técnica - NGA 63 Várzea do Carmo

sábado, 2 de junho de 2012


31/05/2012 - Dia mundial do combate ao fumo 
Aproximadamente 6 milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo.


  
O cigarro é considerado a principal causa evitável de mortes no mundo. Aproximadamente 200 mil brasileiros morrem todo ano devido ao tabagismo, e esse número aumenta para 6 milhões de pessoas no cenário mundial. Com o objetivo de reduzir esses números através de lançamentos de campanhas e conscientização da população, foi criado o Dia Mundial do Combate ao Fumo, no dia 31 de maio.
  
A presença de substâncias tóxicas no cigarro como o metanol, monóxido de carbono, naftalina, formol, mercúrio, acetona, butano e amoníaco podem desencadear uma série de doenças. Câncer, doenças coronárias e pulmonares se tornaram frequentes nos fumantes. Fora os riscos à saúde, outro fato tem sido ressaltado aos fumantes como forma de incentivo para que eles parem de consumir a droga: a questão financeira. Especialistas utilizam softwares para calcular o prejuízo no bolso dos tabagistas e reforçam o tamanho do prejuízo financeiro que o cigarro pode trazer. Esse ano, em São Paulo, esses especialistas estão indo às ruas e questionando os custos que cada fumante tem para sustentar o vício. Os números chegam a ser assustadores para os consumidores.
  
Outra ação de combate ao fumo chamou a atenção da população na capital paulista esse ano. No dia 30 de maio, quarta-feira que antecede esse dia, médicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) fizeram um mutirão para varrer as bitucas de cigarro encontradas na Avenida Paulista. Muitos fumantes se chocaram com a cena e se disseram dispostos a mudar esse cenário.
  
Com essa campanha realizada nas ruas de todo o país, a Organização Pan-Americana de Saúde espera que os índices de morte devido ao cigarro caiam de forma considerável. Faça sua parte no combate ao fumo. Diga não ao cigarro.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com palavras ofensivas, palavrões, preconceituosos serão removidos.