EDITORIAL

A responsabilidade de escrever o editorial de um blog é bastante grande. Quando fui informada que seria eu a escrevê-lo fiquei muito emocionada e entusiasmada com a notícia, pois são iniciativas como essa que fazem diferença. Gostaria de iniciar parabenizando e agradecendo essa equipe que trabalhou muito, fora de seu horário de trabalho no Várzea para que esse blog hoje existisse. Nesses últimos anos o NGA-63 do Carmo e sua equipe passaram por grandes mudanças, sua planta física foi toda reformada com projeto de arquitetura moderno e arrojado inclusive na decoração e mobiliário. A participação e o envolvimento de todos asseguram o sucesso na realização do nosso trabalho para que atinjamos as nossas metas e a certeza de que a cada dia nos empenhamos para o cumprimento de nossa missão. O importante é que todos juntos funcionários estaduais, federais e parceiros tenhamos consciência de como é fundamental o seu papel na execução das tarefas e devemos proporcionar a todos os usuários um atendimento dentro dos melhores que cada categoria pode oferecer, cordial, atencioso e humanizado.

Parabéns a toda equipe do “Várzea”.

Drª Justina Amélia Miguel

Diretora Técnica - NGA 63 Várzea do Carmo

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ter01/10/13 - 18h30

Alerta: Aids diminui entre jovens adultos em SP, mas aumenta entre idosos

Número de novos casos da doença em pessoas de 15 a 39 anos recuou 35% e notificações de pessoas com mais de 60 anos aumentaram 26%
O número de casos de jovens adultos com Aids registrou caiu 35% nos últimos 10 anos. No mesmo período, cresceu 26% o número de notificações da doença em pessoas com 60 anos ou mais. De 2001 a 2011, o número de novos casos de contaminação por HIV em pessoas de 15 a 39 anos caiu de 6.669 para 4.338. Em contrapartida, passou de 253 para 311 o número de notificações de Aids entre pessoas de 60 anos ou mais.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids, da Secretaria da Saúde do Estado

A médica Carmen Silvia Bruniera Domingues, do CRT DST/Aids, destaca que a maior parte das pessoas contaminadas na terceira idade é heterossexual. "O diagnóstico tardio pode acontecer por puro preconceito social em relação ao sexo, com demonstração de vergonha por parte do individuo infectado", diz. Até 2007, a proporção de infecção era de dois homens para cada mulher. A partir de 2008, passou a ser de um homem para cada mulher contaminada.

Um dos fatores que podem explicar o aumento da incidência do HIV entre a população da terceira idade é a mudança comportamental. Com o aumento das atividades sexuais entre pessoas com mais de 60 anos, esta população fica mais vulnerável a doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Atendimento ao idoso

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital, possui um ambulatório voltado exclusivamente ao atendimento do idoso. Cerca de 300 pacientes realizam são acompanhados.

No IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), também na capital, são realizadas atividades de orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids na terceira idade. Além disto, uma vez por mês, no baile que o Instituto realiza às sextas-feiras, profissionais tiram dúvida sobre o uso de preservativo. Também é possível retirar camisinhas gratuitamente.

Do Portal do Governo do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com palavras ofensivas, palavrões, preconceituosos serão removidos.